top of page

Deputado Jair Miotto participa de debate da Acate sobre os desafios diante da chegada do 5G

  • Foto do escritor: imprensamiotto
    imprensamiotto
  • 5 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

O deputado Jair Miotto, enquanto presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, Assembleia Legislativa, foi convidado para proferir uma palavra durante evento da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) que visou debater sobre os desafios da gestão pública municipal diante da chegada do 5G em Santa Catarina. O evento, realizado na tarde de quinta-feira, dia 4 de novembro, ocorreu de forma presencial em Florianópolis, e on-line por meio de transmissão pelo YouTube da Acate (https://youtu.be/mBrAKaoPQ38).

O evento teve como propósito reunir gestores municipais do Estado para pensar em como conscientizar, desmitificar e indicar os caminhos que podem ser seguidos para permitir que Santa Catarina e seus municípios continuem na vanguarda e façam uso pleno da 5ª geração de telefonia móvel, o 5G.


"O debate foi realizado no mesmo dia em que ocorreu a abertura das propostas das operadoras de telefonia para implantação da tecnologia no Brasil", salienta do deputado.

NOVA TECNOLOGIA

Devido as suas características, que incluem altas taxas de transmissão de dados e baixa latência (tempo de resposta), o 5G oferece uma extensa gama de novas de possibilidades: telefonia e internet móveis em altas velocidades, lazer, mobilidade urbana, educação, segurança pública, agronegócio, medicina, comércio eletrônico, automação industrial, cidades inteligentes, entre muitas outras.


PARTICIPANTES

O evento também contou com a participação do coordenador-geral de Telecomunicações da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI) do Ministério da Economia, Eduardo Amaral, do vice-prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, do superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da prefeitura de Florianópolis, Marcos Lichtblau, do presidente do Consórcio CIGA e prefeito de Campos Novos, Alexandre Zancanaro, do presidente da ABRINTEL e do Movimento ANTENE-SE, Luciano Stutz, do coordenador do Grupo de Trabalho do 5G da vertical de Smart Cities da ACATE e CEO da DITEC, Fernando Gomes de Oliveira, entre outros.


PRONUNCIAMENTO

Durante seu pronunciamento, o deputado Jair Miotto falou sobre a importância de Santa Catarina estar preparada para a chegada do 5G, citou, inclusive, o Projeto de Lei (PL) 0340.7/2021 (https://cutt.ly/sEEjoMe), de sua autoria.


"Através da proposta, o parlamentar busca instituir o "Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel", em Santa Catarina", explica o parlamentar.

O objetivo é promover um cenário adequado que estimule e promova o desenvolvimento da economia digital no estado, tendo em vista a chegada da tecnologia de quinta geração (5G). O programa irá propor debates sobre o assunto, estimular e adequar as legislações legais, dando apoio aos municípios na estruturação, implantação e regularização, com objetivo de estruturar um texto base.


5G EM FLORIANÓPOLIS

O deputado também falou sobre a implementação do 5G em Florianópolis. O Projeto de Lei Complementar nº 1.784 de 2019 (https://cutt.ly/QR4hok8) que fala sobre o assunto foi aprovado na Câmara de Vereadores de Florianópolis no fim de outubro. A proposta tem o objetivo de atualizar as normas municipais no que diz respeito à chegada da tecnologia 5G na Capital.

 
 
 

Comentários


LOGO-01.png
socialmedia-09.png
socialmedia-11.png
bottom of page