Deputado Jair Miotto participa de audiência pública na Câmara de Vereadores de Chapecó para debater
- imprensamiotto
- 1 de dez. de 2021
- 2 min de leitura

Na manhã desta quarta-feira, dia 1º de dezembro, o deputado Jair Miotto esteve na Câmara de Vereadores de Chapecó onde participou de um debate sobre a implantação da tecnologia 5G no município. A iniciativa partiu de uma proposição apresentada pelo vereador Fernando Cordeiro (PSC). A audiência foi realizada de forma híbrida e contou com representantes a nível nacional, especialistas na tecnologia 5G que irão auxiliar Chapecó para que adapte a sua legislação para receber os investimentos necessários da iniciativa privada para a implementação da nova tecnologia.
Durante a reunião, foram debatidos os aspectos e desafios que serão enfrentados pelo município de Chapecó para receber a tecnologia 5G. Além da nova tecnologia 5G, foram tratados os problemas enfrentados no município com a tecnologia 3G e 4G. Segundo o vereador,
"a partir da audiência, será protocolada a minuta do Projeto de Lei (PL) para que os vereadores possam discutir, aprovar e encaminhar a proposta possa ser sancionada pelo prefeito do município".
O deputado Jair Miotto lembra que o 5G vem como uma revolução na área da tecnologia.
"Auxiliará toda população, desde a cidade ao campo, escolas, rodovias, trazendo grande conectividade de sistemas, como a segurança pública e a medicina, por exemplo. Mas, para isso, é preciso, primeiramente, adequar a legislação", destaca Miotto.
O parlamentar, que também é presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, da Assembleia Legislativa, é autor do o Projeto de Lei (PL) 0340.7/2021 (https://cutt.ly/sEEjoMe). Através da proposta, o deputado busca instituir o "Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel", em Santa Catarina.
"O programa irá propor debates sobre o assunto, estimular e adequar as legislações legais, dando apoio aos municípios na estruturação, implantação e regularização, com objetivo de estruturar um texto base", explica o parlamentar.

PARTICIPANTES
Também acompanharam a audiência pública em Chapecó, o chefe da assessoria técnica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Humberto Bruno Pontes, o presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) Luciano Stutz, o diretor de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado de Santa Catarina Moris Kohl, o diretor de Desenvolvimento Econômico de Chapecó, Nadir José Cervelin, os vereadores de Chapecó, Andre Kovaleski e Adão Valcir Teodoro, o chefe de gabinete do deputado Jair Miotto, o advogado Everton Ribeiro, o coordenador do grupo de trabalho sobre o 5G da Vertical de Smart Cities da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Fernando Gomes, a presidente da Câmara de Vereadores de Quilombo, vereadora Kauana Vailon, o vereador de Ponte Serrada Robson Acunha (PSC), o empreendedor da área de Ecossistema Empreendedor e Políticas Públicas para incentivo à Inovação em Santa Catarina, Ivan dos Santos, entre outras autoridades.
VEJA COMO FOI A AUDIÊNCIA



Comentários