Comissão de Economia chamará Engie para esclarecimentos sobre a usina Jorge Lacerda
- imprensamiotto
- 4 de mar. de 2021
- 1 min de leitura

Reeleito presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, da Assembleia Legislativa, o deputado Jair Miotto abriu os trabalhos na comissão debatendo importantes pautas para o estado. Entre elas, está o possível fechamento do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, localizado em Capivari de Baixo, no Sul catarinense.
Na tarde de quarta-feira, dia 3 de março, durante reunião da comissão, foi aprovado um Requerimento de autoria do deputado Jair Miotto. O documento solicita uma reunião entre a Comissão de Economia e a Engie Brasil, empresa administradora da usina. O objetivo é buscar informações e alternativas para evitar a desativação do complexo. Também foi chamado para a reunião o Grupo de Trabalho para avaliar as atividades de geração termelétricas a carvão mineral e de mineração no Estado de Santa Catarina, criado através da Portaria nº 452, de 18 de dezembro de 2020 pelo Ministério de Minas e Energia.
"A decisão pelo fechamento afeta toda a indústria carbonífera do Sul do estado, responsável pela geração de empregos da região, além de impactar no fornecimento de energia para grande parte de Santa Catarina", destaca o deputado.
A USINA
O Complexo Termelétrico Jorge Lacerda foi concebido pelo Governo Federal na década de 1960 para utilização do carvão mineral da região sul de Santa Catarina e proporcionar ao sistema elétrico uma reserva estratégica, principalmente em períodos de escassez de chuvas.
O complexo é composto por três usinas, sendo que a primeira está em operação desde 1965. Esse processo poderá ser feito de forma escalonada, já a partir de 2023, e encerrar as operações em 2025.



Comentários